segunda-feira, 23 de junho de 2014

Curiosidades Ciganas.


Curiosidades Ciganas.



O Lenço 
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. 


Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade. Santa Sara Kali protege as mulheres que querem ser mães e sentem dificuldades em engravidar. Protege, também, os partos difíceis. Basta ter fé na sua energia. 
Peça mais importante do vestuário dos ciganos. Quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz:”Dalto chucar diklô” (Te darei um bonito lenço). 
Oferecer um lenço para Santa Sara Kali, é uma forma de agradecer uma graça ou reforçar um pedido. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas para ela, no sentido de que, se concebessem, iriam para Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França onde existe a cripta de Santa Sara Kali, na qual existem muitos lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. 
O lenço pode ser oferecido em nome de qualquer pedido,não apenas com relação a fertilidade, Santa Sara Kali protege o povo cigano e atende os pedidos de qualquer natureza de quem tem fé. 

Os olhos



Os ciganos dão muito valor aos seus olhos, porque eles lidam não só com a visão física, como também com a visão espiritual. Assim, quando o filho nasce, a mãe, até o sétimo dia, lava seus olhos com água e uma pitadinha de sal, diariamente. No caso das meninas, seus olhos são lavados apenas no sétimo dia, com água e sal, e depois com água e açúcar, pois sabemos que a arte divinatória é praticada principalmente pelas mulheres ciganas . 




1º- Amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos;
2º- Respeitar a Semana Santa;
3º- Respeitar todas as Religiões e credos que elevam o nome de Deus – Nosso Pai;
4º- Ajudar-se mutuamente;
5º- Amar e não desmerecer nenhuma criança;
6º- Respeitar os idosos e não desprezar a sua sabedoria;
7º- Não mostrar o corpo;
8º- Não se prostituir;
9º -Manter a fidelidade entre os casais;
10º -Não se envergonhar de sua origem;
11º -Não deixar de praticar o dom da adivinhação;

12º -Não trair seu povo.  



As Velas    



As velas são representantes de um dos quatro elementos da natureza, o fogo, onde moram as salamandras. Não só para os ciganos, a vela é o símbolo místico de ligação com planos mais elevados do astral. Representa o elo entre a dimensão carnal e etérica, e cada cor tem vibrações e poderes distintos. Antes de acender a vela, devemos transmitir nossa própria energia, rolando-a entre as mãos, para que possamos dar algo de nós, para realizar a magia.




Cavalos 

Nenhum animal domesticado influenciou tanto a história da humanidade como o cavalo. Deu poder ao ser humano e possibilitou muitos dos grandes movimentos migratórios. Talvez por isso, o cavalo é o animal mais significativo e importante para os ciganos. Dentre todos os animais ele é considerado nosso melhor amigo, porque poupava as nossas forças, nos conduzia pelas estradas, puxava nossas carroças, era a principal fonte de nosso comércio e ainda era ele que com o bater do seu casco, descobria e fazia jorrar fontes de água que matavam nossa sede. Era nosso leal e fiel companheiro de estradas. Na época das caravanas, quando morria o chefe do acampamento, seu cavalo era sacrificado e queimado. Existia a crença de que reduzindo-o às cinzas, ele estaria purificado( para o cigano,o fogo purifica tudo), e com isso ele poderia conduzir a alma de seu dono ao reino do céu. Era costume doar seus arreios e sela ao primogênito do morto. O cavalo para nós, é aquele amigo que embora não nos bajule e afague como o cão, está presente nos momentos em que se faz necessário.É aquele que não acorda cedo, mas chega na hora. As ciganas costumavam dizer, que pela marcha dos cavalos, já conheciam se seus maridos chegavam de bom ou mau humor. 



Os ciganos e a Amizade 



Um cigano nunca é sozinho. Necessita de companhia, de amigos que defendam seu ponto de vista e que entendam sua vida nômade e sua sede de liberdade. Assim, é uma tradição e um verdadeiro ritual a busca dos ciganos por amizades. 
Sabendo que estará sempre em movimento, o cigano se previne, garantindo as suas amizades, de uma forma sutil. 
Cada um deles leva consigo, em suas andanças, no mínimo de sete a doze garrafas do melhor vinho que pôde comprar. Normalmente vinho tinto, pois reservam o vinho branco para assuntos que se referem às mulheres. 
Um verdadeiro ritual cerca a conservação desse vinho. Eles são postos em caixas de madeira cheias de terra, mantidas constantemente molhadas. Sempre que um cigano se sente seguro em relação a uma pessoa, ele dá a essa pessoa uma garrafa desse vinho para que abra e tomem juntos. 
Normalmente o primeiro gole sempre é tomado pelo amigo que o cigano deseja conquistar. 







As mãos da cigana

As mulheres dos gadjos admiram e tentam imitar os movimentos de mãos que as ciganas fazem ao dançar. Algumas delas até que se saem bem nisso. O que elas não sabem é que aqueles movimentos de mão não são apenas parte de uma coreografia, mas gestos para serem repetidos sobre um corpo masculino, no momento da paixão. Por isso, não apenas a flexibilidade, mas a sutileza do toque, a maciez, a firmeza no momento certo e a graça são de extrema importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário