terça-feira, 1 de maio de 2012

Terapia de Sentidos

Tá precisando relaxar?!
Existem milhões de técnicas que vão te ajudar a manter os pensamentos em dia e a alma leve, mas a nossa ideia é que o seu relaxamento venha de dentro de casa, e para isso, algumas coisas simples e cotidianas que vão fazer você se sentir melhor.

Aromaterapia
Invista nos incensos. Todas as formas, cores, significados e aromas são facilmente encontrados, tanto em lojas esotéricas, lojas populares e até as mais requintadas. Os preços são super acessíveis e não tem porque (a não ser que você tenha alergia) não aderir a essa técnica.
Agindo nos sentidos, alguns aromas poderão te dar a sensação de bem-estar mais facilmente. A exemplo disso, incensos de Alecrim, Camomila e Capim-Cidreira, atuam na clareza de ideias e pensamentos, estimulam a criatividade e ajudam na tomada de decisoes.
Canela, Cítricos e Hortelã, atuam na energia, controle da ansiedade e insegurança, respectivamente.
A insônia pode ser atenuada com Lavanda, assim como o medo, pelo aroma da Rosa. 

Outra dica é investir nos banhos aromáticos. Você vai sentir melhor os efeitos se fizer em uma clínica especializada, ou spas. Mas se tiver na sua casa uma banheira ou ofurô, é só comprar os sais de banho da sua preferência, pétalas da flor favorita e mentalizar boas vibrações (com uma musiquinha bem leve ao fundo, né?!)

Cromoterapia
Com base nos efeitos das cores sobre o organismo, a cromoterapia é fácil de ser implantada dentro de casa.
As cores são tão presentes no nosso dia e por muitas vezes nós não nos damos conta, prova disso são as expressões "a coisa tá preta", "amarelou" e "dia cinza",  ditas da boca pra fora, sem perceber o sentimento carregado nelas.

Altar Particular
Imagens, anjos, fadas, cristais, mandalas... tudo o que você acredita ou que te transmita paz pode fazer parte de um cantinho espiritual só seu.
 
Isso irá reforçar suas vontades e seu bem-estar, estimulando os bons pensamentos.

Zen preocupação, zen barulho, zen problemas....
Jai guru deva, om!
 
 
 
Como fazer um altar para sua casa

Você pode, se quiser, fazer um altar budista na sua casa. Apesar de não ser absolutamente necessário, um altar nos ajuda a focalizar a nossa prática e a criar um espaço “sagrado”.
Primeiro, escolhe um lugar tranquilo, que possa ser o seu “canto sagrado”. Talvez seja próximo ao lugar onde você senta zazen.
Um altar budista típico teria uma imagem de Buda ou um dos Bodisatvas (pode ser estátua ou uma imagem impressa). Pode, se quiser, incluir outras imagens que têm valor para você. Na frente da imagem central, pode colocar um pequeno incensário, com cinzas ou até areia fina ou grãos de arroz para sustentar os palitos de incenso. Pode ainda colocar um copinho ou uma xícara pequena com oferta de água em frente da imagem e atrás do incensário. Nesta época de dengue, a água da oferta deve ser trocada com bastante frequência.
Uma vela fica no lado direito (olhando para o altar) e flores no lado esquerdo. Estes podem ficar alinhadas com a imagem ou mais para a frente, alinhadas com a oferta de água. Se a sua imagem for pequena, pode arranja um bloquinho de madeira ou algo semelhante para servir de suporte, para que a imagem fique mais alta.
Lembre-se que as imagens são somente isto – imagens, símbolos de nossa própria Natureza Buda. Não são “deuses” nem “ídolos” e não possuem qualquer tipo de poder mágico. A fazer reverências em frente de um altar budista, estamos expressando a nossa gratidão ao Buda histórico, os professores do Darma que transmitiram os ensinamentos até hoje e estamos reverenciando a Natureza Buda – a nossa própria e a dos outros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário