O Senhor Sri Krishna
//Senhor Sri Vishnu
Senhor Vishnu é o Senhor que tudo permeia, que se expande para tudo. Ele é o mantenedor do universo e da criação cósmica completa. Ele é chamado de Vishnu, porque Ele supera tudo. Ele representa sattva-guna , ou modo da bondade pelo qual tudo é sustentada. Ele também é chamado de Narayana, o que significa que o abrigo, lugar de descanso, ou objetivo final de todas as entidades vivas. Significa, também, aquele cuja morada é as águas causais (Karana Oceano), e aquele que vive nos corações de todos os seres vivos.É esta sattva natureza que dá aos seres vivos a tendência a crescer em direção a uma verdade mais elevada, a luz, uma realidade mais coesa e intensa. Neste sentido, o Senhor Vishnu é também chamado Hari, ou aquele que remove a escuridão da ilusão. Esta ilusão última análise, significa a idéia de que os seres vivos vivem separados de, ou sem conexão com o Senhor. Embora muitos consideram Vishnu a fonte direta de todos os avataras do Senhor que aparecem neste mundo, em textos como o Bhagavad-gita ,Mahabharata , Bhagavata Purana , Vishnu Purana e outros, Ele é considerado uma expansão do Senhor Krishna, que é a verdadeira fonte de todos os avataras, e da porta através do qual todos os avataras do Senhor aparecer neste mundo material.
Senhor Satyanarayan
Senhor é o Senhor Vishnu Satyanarayana Si mesmo como o avatara de Satya (verdade). Ele é adorado principalmente por chefes de família e amigos em numerosos templos, especialmente na noite de lua cheia do mês, e durante o dia santo conhecido como Lakshmipuja, a adoração da deusa Lakshmi, consorte divina do Senhor Vishnu.
Senhor Rama
Senhor Rama, também conhecido como Ramachandra, é um dos mais populares dos deuses védicos, ea figura central do clássico Ramayana . Ele é o sétimo avatara e também conhecido como Raghava, Rajarama, Raghupati, etc O Ramayanatem desempenhado um papel mais significativo da cultura védica, e relata a história do Senhor Rama e sua esposa Sita
Srila Vyasadeva é um exemplo de uma das expansões do Senhor, um Avatara, que apareceu como o grande sábio, também conhecido como Vedavyasa, que dividiu os quatro Vedas em suas muitas partes e divisões para o benefício do povo para que eles pudessem estudar e compreendê-lo.
Senhor Brahma
Lord Shiva
Podemos encontrar características de Lord Shiva descrito em numerosos textos. O Srimad-Bhagavatam (4.2.2), por exemplo, afirma que o Senhor Shiva é o mestre espiritual de todo o mundo. Ele é uma personalidade pacífica, livre de inimizade, sempre satisfeito em si mesmo. Ele é o maior entre todos os semideuses. Ele é o mestre espiritual do mundo, mostrando como adorar o Supremo. Ele é considerado o melhor de todos os devotos. Portanto, ele tem sua própria linha espiritual ou sampradaya chamado de Rudra-sampradaya que vem diretamente dele. Nestes dias, também é encontrado no Vishnusvami-sampradaya, ou o Vallabha-sampradaya.
Shiva também é descrito como o mais poderoso, perdendo apenas para o Senhor Vishnu. ( Srimad-Bhagavatam 4.24.22-28) Desta forma, ele não é o Supremo, mas é quase tão poderoso. Embora ele não tem nada a atingir neste mundo material, ele está sempre ocupado para o benefício de todos neste universo, e é acompanhada por suas energias e materiais perigosos como deusa Kali e Durga deusa. Às vezes, vemos imagens de uma forma feroz de Kali que está com um pé sobre o corpo de Shiva. Isto porque Shiva às vezes tem que se deitar na frente dela para acalmá-la de matar todas as pessoas demoníacas no mundo. Desta forma, Shiva controla a energia do material. Lord Shiva também está no controle da energia destrutiva, tamo-guna , o modo da escuridão, e é assistido por Kali e Durga neste propósito.
Diz-se também que tambor de Shiva representa srishti , a criação, a abhaya mão (dando bênçãos) representa sthiti , ou preservação, o seu pé que pressiona para baixo simboliza tirobhava , ou o efeito véu; eo pé erguida significa bênçãos ( Anugraha ), especialmente para ver através do véu da ilusão causada pelo ego. Quando ele é mostrado com um machado, ele representa Samhara , destruição. Adoradores de Shiva são Shaivites.
Deusa Laskhmi
Como a esposa do deus Vishnu, ela aparece sempre que Ele faz em cada uma das suas aparições, como Vamana, Parashurama, Rama ou Krishna. Em cada uma dessas aparições, ela apareceu como Padma ou Kamala, Dharani, Sita, e Rukmini, respectivamente. Eles são inseparáveis.
Lakshmi é também conhecido em seus outros oito formas como Veera, Adhi, Gaja, Vijaya, Dhana, Aiswarya, Santhan e dhanya. A deusa conhecida como Mahalakshmi é realmente um aspecto de Durga e não Lakshmi.
Deusa Sarasvai
O significado literal do nome Sarasvati é aquele que dá o conhecimento essencial ( Sara ) do nosso próprio Ser ( Sva ). A deusa Sarasvati também é considerada a deusa da aprendizagem, ou de educação, inteligência, artesanato, artes e habilidades. Como ela é a consorte de Brahma, que é considerado a fonte de todo o conhecimento, Sarasvati é o próprio conhecimento. Assim, muitos estudantes ou até mesmo estudiosos podem adorá-la por suas bênçãos. Ela é, portanto, descrito como branco na pele, e muito bonita e graciosa. Ela também é chamada de Savitri (filha do Sol), Brahmi (esposa de Bramha), Sharada (doador da essência), Vagishvari (dona da fala), Mahavidya (conhecimento supremo) e Vach.
Deusa Durga
Culto da Deusa remonta pelo menos 4.000 anos na Índia, e mais de volta aos tempos védicos. Durga é a deusa do universo, e Parvati, esposa de Shiva, é uma forma de Durga. Ela é o poder do conhecimento, da sabedoria e da memória. Ela tem até 64 formas diferentes, com nomes diferentes para cada formulário. Cada forma representa uma diferente passatempo, poder ou aspecto da Deusa. Alguns dos nomes dessas formas de Durga são Amba ou Ambika, Bhadra, Bhadrakali, Aryadurga, Vedagarbha, Kshemakshemakari, Naikabahu, Bhagavati, Katyayani, Meenakshi, Rajarajeshvari, Kali, Devi, e outros, como Sati, o que significa castidade. Assim, estes são todos os diferentes aspectos de uma mesma deusa. Em seus aspectos delicados que ela é adorada como Kanya, Kamakshi ou Mukamba. Uma (Parvati) é o nome de solteira para a consorte do Senhor Shiva. Ela representa a matéria ( prakriti ). Shiva é o deus da destruição, o que não tem sentido sem objetos para destruir. Assim, ele está emparelhado com Uma.
Durga é muitas vezes retratada como uma mulher bonita em um pano vermelho. Ela tem ou quatro, oito, dez, dezoito ou vinte mãos e três olhos. Itens em suas mãos pode incluir uma concha, disco, tridente, arco, flecha, espada, punhal, escudo, rosário, copo de vinho, e um sino, que representam seus vários poderes. Ela também pode estar de pé sobre um lótus ou andar de leão. O leão representa o poder, mas também a tendência de animais da ganância por comida e outros objetos sensuais. Seu andar na leão representa que ela mantém todas essas tendências sob controle completo.
Deusa Parvati
Parvati é também a esposa do deus Shiva, conhecida como a filha de Himavan e Mena. Durga é um aspecto diferente de Parvati. Ela também é conhecida como a irmã do Senhor Vishnu. Ela era Daksayani em sua primeira encarnação como a filha do grande sábio Daksha e Prasuti. Ela também é chamada de Haimavati, Girija, Rudrani (conectado com Shiva como Rudra), Aparna, Sharvani, Uma, Mridani e Gauri.
Lord Ganesh
Ganesh é conhecido como o Senhor dos limiares ou entradas para novas dimensões. Portanto, não é incomum, especialmente na Índia, que, como nós entramos em um novo espaço ou casa, podemos ver uma imagem de Ganesh sobre a porta ou perto para dar bênçãos para aqueles que entram. Assim, ele também é o guardião das portas. Este é o caso em muitos templos védicos. Ao entrar no templo, vemos primeiro a divindade de Ganesh a quem oramos por bênçãos ea remoção de obstáculos em nossa devoção ou os rituais que fazemos dentro do templo.
Ganesh é considerado também o Senhor da astrologia. Ele disse conhecer a linguagem das estrelas e os destinos de cada ser vivo. Assim, os astrólogos também peticionar Ganesh a caneta tal conhecimento para eles.
Ganesh é dito também ser o escritor das escrituras. ( Mahabharata 1.1.77) Ele aceitou a posição de ser escriba de Vyasadeva e escreveu o Mahabharata e Srimad-Bhagavatam como foi ditada por Srila Vyasadeva, o compilador das principais partes dos textos védicos. Você pode ver a caverna onde isso é dito para ter acontecido em Mana, perto do lugar santo do Badrinatha (Badarikashrama). Por esta razão, os antigos Brahmana textos também descrevem-no como o deus da aprendizagem.
Seus outros nomes incluem Ganesh (relacionado com a palavra gana ), Vinayaka (um nome familiar no sul da Índia, ou seja, grande líder), Vighneshvara (o removedor de obstáculos), Gajanana (elefante-faced), Gajadhipa (senhor dos elefantes) e Jyeshtha-raja (rei dos anciãos).
Ganesh é dito ter duas esposas ou Shaktis nomeados Siddhi (sucesso) e Riddhi (prosperidade). Assim, se alguém quiser Lord Ganesh com orações agradáveis ou adoração, a pessoa também atinge a empresa ou bênçãos das esposas de Lord Ganesh. No entanto, se usados de forma inadequada, sucesso e prosperidade pode ser distrações no caminho em direção ao objetivo de sabedoria espiritual.
A característica mais proeminente de Lord Ganesh é que ele tem a cabeça de um elefante. Como Lord Ganesh tem uma cabeça de elefante está relacionada em vários lugares nos textos védicos. Pode haver algumas versões diferentes, mas a forma geral em que ela é aceita relaciona o seguinte: Uma vez, quando a esposa de Shiva, Parvati, ia banhar-se na floresta, ela queria alguém para vigiar a área. Algumas referências dizem que ela ia tomar banho em sua casa. Ela, então, esfregou sua pele para que ela foi capaz de reunir a substância a partir da qual ela poderia formar e provocar o nascimento de um filho. Quando ele veio à vida, ela pediu-lhe para deixar ninguém na área, enquanto ela estava tomando banho. No entanto, o Senhor Shiva veio após uma longa ausência e queria entrar, mas foi bloqueado por Ganesh. Lord Shiva não reconheceu o menino como seu filho, nem Ganesh perceber Shiva era seu pai, e eles começaram a brigar. Ganesh perdeu a batalha com a cabeça a ser cortada. Quando Parvati entrou em cena e viu o que tinha acontecido, ela estava tão chateada que Shiva, depois de compreender a situação, criou os meios para relançar o filho. Ele foi para encontrar a entidade viva mais próxima que viu, que passou a ser um elefante. Ele pegou a cabeça e acompanha-lo para o corpo de seu filho, depois que ele foi revivido. Assim, Ganesh tem a cabeça de um elefant Senhor Surugan
Lord Murugan é geralmente retratada sentada em sua carreira, o que é um pavão chamado Paravani, com uma cabeça e dois braços, ou às vezes como Subramaniya com seis cabeças e doze braços. Vestida de vermelho, ele também tem sua brilhante lance, que representa sabedoria e inteligência, e destrói a escuridão da ignorância, simbolizada pelos demônios que ele mata. Suas mãos adicionais segurar um arco, flechas, uma espada, raio, e machado, tudo o que indicam os seus poderes. Seu emblema é a ave ou galo e seus inflamados banners chamas altas acima de seu carro. Ele é um outro filho de Shiva e Parvati, e, portanto, o irmão de Ganesh.
O significado esotérico por trás da imagem de Murugan é que ele representa o controle de yoga completo de preservar o sêmen. Se esse controle não for atingido, então a mente está sempre sufocada por desejos sensuais, o que significa que a criança, ou o poder da juventude na forma de Kumara, nunca nasce, e, portanto, os demônios assumir o controle sobre os deuses. Isso significa que só por permitir a semente para se levantar através do iogue sushumna canal na vani-mukha centro ou incêndio no sexto chakra , pode tornar-se mestre iogue de suas tendências e impulsos. (Há também um ditado egípcio antigo que só através da preservação de sêmen de uma pode-se comunicar com os deuses.) Só então Skanda, ou a força interior ou poder, nascer. Tal mestre pode usar seus poderes sexuais para a clareza mental, discernimento, resistência e progresso espiritual. Com duração de juventude também está relacionado com a prática de preservar a própria semente, que é representado pelo pavão de Murugan, que é o seu portador.
Subrahmaniya também é conhecido como Skanda, Guha, Saktidhara, Tarakari, Kumara, Sanatkumara, Gangeya, Shanmukha, Shivakumara e Karttikeya. Seus dois consortes ou Shaktis são Valli (força de vontade) e Devasena.
buda
Hanuman
Deusa Gayatri
Gayatri é a deusa que é a personificação do mantra Gayatri sagrado, que é cantado três vezes por dia. Ela compartilha isso com as deusas Savitri e Sarasvati. Gayatri tem quatro ou cinco faces, e quatro ou dez braços e monta um cisne. Ela preside o canto manhã da oração, e também sobre o Rig-Veda e os fogos sagrados chamado Garhapatya.Estes eram os fogos sagrados que os três varnas conhecidos como os brâmanes, Kshatriyas, e vaishyas foram feitos para se manter em suas casas para a realização de rituais sagrados. Então Deusa Savitri preside o canto do meio-dia da oração. Ela tem quatro faces com doze olhos, quatro braços, e tem um touro por uma transportadora. Ela também governa o Yajur-veda eo fogo Dakshina, enquanto que Sarasvati governa sobre a entrega noite da oração e do Sama-veda .
Gayatri é também conhecido como Veda-Mata, ou a mãe de todos os Vedas . Ela também é outro consorte do Senhor Brahma, que está sendo dado a ele na forma de o mantra pelo Senhor Vishnu para atingir a sabedoria que ele precisava para entender como começar a sua parte da criação do universo.
Outras Divindades
Os Adityas são as personificações ou a incorporação das leis universais. Regulam o comportamento dos seres humanos entre si, em conjunto com as forças da natureza. Os Adityas são os doze filhos de Aditi, esposa de Kashyapa. Sua dinastia é descrito no Bhagavata Purana , que inclui descendentes que estavam grandes personalidades e semideuses menores adicionais.
Há doze Adityas listados na literatura védica mais tarde, como o Shatapatha Brahmana , enquanto o Rig-Veda enumera seis e oito estão listados em outro Brahmanas . Os nomes são: Amsha (aquele que é generoso), Aryaman (aquele que elimina os inimigos), Bhaga (aquele que dá), Daksha (aquele que é hábil em ritual e magia), Mitra (amigo), Pushan (aquele que nutre) , Savitri (aquele que ativa), Shakra (o forte), Tvashtri (aquele que projeta), Varuna (aquele que rodeia ou restringe), Vishnu (o mantenedor onisciente) e Vivasvat (ou Vivsvan, o brilhante, ou o sol, Surya ). Na mesma ordem, estes também se referem aos princípios universais conhecidos como: a participação dadas pelos deuses, cavalheirismo e honra, o que é herdado, habilidade em ritual, de solidariedade na amizade, prosperidade, a potência na linguagem, coragem, habilidade em artesanato, as leis da providência como dirigidos pelos deuses, o direito universal e moralidade e ordem social.
O nome Aditya também se refere ao sol. E os Adityas juntos são considerados os deuses eternos de luz, ou os seres que se manifestam vida luminosa em todo o universo.Eles também estão ligados aos aspectos do sol dividido nas anuais doze meses, ou os doze raios da roda de cada vez.
Agni é o deus do fogo, referido no Rig-Veda . Ele é o deus que aceita as oferendas no fogo antigas yajnas , ou rituais, e leva-los aos deuses apropriadas. Seus dois consortes, Svaha e Svadha, acompanhá-lo ao seu lado. O carneiro é a sua operadora, enquanto o fumo é a sua bandeira. Às vezes ele é visto montando um carro, no caso em que é puxado por cavalos vermelhos, e os sete ventos são as rodas. Ele também é chamado de outros nomes de acordo com suas qualidades, tais como: Jvalana (queima), Pavaka (purificador), Vibhavasu (abundante na luz), Chitrabhanu (multicolorido), Bhuritejas (resplandecente), Shikhin (flamejante), Plavanga (piscando) , e outros.
Indra é conhecido como o Rei do Céu e, assim, o rei dos deuses celestiais. Junto com Agni, ele é a principal divindade do Rig-Veda e é descrita em muitas façanhas. Indra é considerado o controlador de chuva e relâmpagos, e também é adorado quando houver necessidade para tal. Indra é o poder do raio, e é um amigo para Vayu, o deus do vento.Eles trabalham juntos. Além disso, é Agni, Indra e Surya que representam as três formas de fogo em sua condição terrena, a sua carga elétrica, eo globo sol.
Varuna é uma divindade védica antiga. Ele é associado com os rios e para o mar, assim como as nuvens ea água em geral. Ele é o senhor dos oceanos e dos esportes aquáticos. Ele governa sobre os rios e seus seres espirituais, assim como os deuses serpente chamados os nagas. Considera-se que aqueles que se afogam ir até ele. Ele também pode repelir qualquer maus efeitos relacionados com a água.
Vayu é conhecido como a-deus eólica e está ligado com o Prana (a vida ares no corpo). Ele também é considerado um senhor do céu ( antariksha ). O nome Vayu vem da raiz, va , o que significa a soprar. Ele é visto como andar de carruagem, que ruge como ele viaja, anunciando sua presença.
Yama, ou Yamaraja , é o deus da morte e os espíritos dos mortos. A palavra yama significa prender ou conter. Ele também é chamado de Dharmaraja, ou o rei do Dharma, os princípios do dever e da lei na qual o mundo é suportado. Esta lei é o que dá equilíbrio para a sociedade. Dentro da sala de julgamento ( kalchi ), ele se senta em seu trono (vicharabhu ) e dá o julgamento de recompensas ou punições a todos os que já morreram, e os envia para as moradas apropriadas para os resultados das ações da sua vida.
Os Navagrahas são os nove planetas. Eles são vistos como influências astrológicas que podem ser compreendidos e até mesmo sufocadas ou amplificados com os rituais apropriados, amuletos, yantras, pedras preciosas, etc Eles são divididos em duas partes, a auspiciosa e de mau agouro. O primeiro grupo é composto por Ravi ou Surya (o sol), Soma ou Chandra (lua), Budha (Mercúrio), Shukra (Vênus), Mangala, Kuja ou Angaraka (Marte), e Brihashpati ou Guru (Júpiter). Os planetas são desfavoráveis Shani (Saturno), Rahu (o nó ascendente da Lua) e Ketu (o nó descendente da Lua). Planeta Terra é chamado Bhumi.
Surya o deus-sol . Entre todos os Navagrahas, Surya é o mais importante. Ele é sempre colocada no centro dos outros planetas, pois ele é como o centro da criação. Ele é a forma mais próxima e mais facilmente reconhecido da divindade, a fonte visível e causa da vida e, portanto, aceito como uma forma ou de representação do Deus Supremo. Ele também é aceito como o olho que tudo vê do Supremo. É através de seus raios que ele coloca a vida em todos os seres. No entanto, ele também dá a morte. Ele cria perpetuamente, apoia e, em seguida, destrói toda a vida. Ele é também chamado Aditya desde que ele constitui uma fonte do mundo. Ele tem muitos outros nomes que se relacionam com suas habilidades e caráter. Alguns são Aharpati (senhor do dia), Jagatchakshus (olho do universo), Karmasakshin (testemunho de acções), Graharajan (rei dos planetas), Sahasrakirana (um com mil raios), Dyumani (jóia do céu), e outros.
Nos dias da era em que vivemos;digo em kali yuga e´de vital importancia nos tornarmos aspirantes a divindade e seres supremos celestiais para nos tornarmos imbativeis as investidas das complexidades e problemas do dia a dia, ai vai um pequeno mas ilimitado mostruario de luz divina dos DEVAS.
ResponderExcluirQue oração linda e inesperada. Obrigado por publicar.hari bol.
ResponderExcluirEssa do Fernando Pessoa.
ResponderExcluirgratidao haribol!
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