sexta-feira, 27 de abril de 2012


Aceitar e ir além...

Quanto mais resistimos às coisas mais elas resistem nas nossas vidas... e reclamar só gasta a energia que poderíamos usar para liberar o que nos prende em ciclos de repetições que parecem não ter fim...

Muitas vezes, por não aceitar a perfeição do Universo... que sempre nos coloca no lugar certo onde vamos ter o aprendizado que precisamos, nos revoltamos e achamos que somos vítimas indefesas das situações...
Resistimos aos acontecimentos... à nossa situação que parece problemática, seja em que área for, e nesses pontos onde temos dificuldade, acreditamos que não podemos fazer nada para transformar... e reclamamos... Queixamos aqui e ali, e nos colocamos como coitadinhos, resistindo a tudo que não preenche o que idealizamos...

Não aceitamos as coisas porque temos expectativas sobre como elas deveriam ser... expectativas que nos impedem de fluir com o que realmente é o adequado ao nosso crescimento...
Julgamos as pessoas e situações por um padrão que acreditamos ser o mais adequado e tudo que foge disso acreditamos que não está certo...
Quase nunca nos lembramos que somos colocados nas situações para aprendermos com elas... e que os problemas trazem oportunidades de liberação de coisas que nos prendem e limitam.

Aceitação é uma palavra mágica que possibilita a liberação... e enquanto não aceitamos a nossa situação no presente, não podemos mudar nada...
Aceitar não é conformar, mas perceber que a nossa realidade é com tem que ser... e a partir daí a mudança é possível.

Deepak Chopra nos aconselha a praticar a Aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem".

Já vivi situações onde pude perceber claramente que... quando aceitei a situação sem nenhuma resistência... ela mudou como por mágica, às vezes tão rapidamente que parecia um milagre... por um momento de profunda aceitação da realidade.. ela pode se transformar e nos surpreender...

Muitas vezes nem percebemos que estamos resistindo às coisas... porque é tão natural reclamar do que não está bom, que nem notamos que com isso estamos indo contra o fluxo do Universo...

Quando você resiste seria como se tentasse segurar com um esforço enorme o movimento natural da vida... e, nem nos damos conta que... o que nos parece ser ruim ou negativo, pode ser justamente o que estamos precisando para a nossa evolução.

Seja em que área for que se manifeste o problema... aí tem também um potencial enorme de aprendizado... e, muitas vezes, é justamente nesse ponto, que está nossa maior força.

Aceitar o que foge ao nosso controle e às nossas expectativas abre as portas para encararmos o novo... para encontrarmos as oportunidades que se encontram escondidas nas aparentes limitações...
Aceitar é uma forma de ir além do que é conhecido e de confiar que o presente sempre é perfeito... mesmo que em princípio não pareça.

Rubia A. Dantés

Procure se manter calmo e sereno em qualquer circunstância...

MANTENHA-SE calmo e sereno em
qualquer circunstância.
Quando qualquer aborrecimento o atingir,
como primeiro remédio procure conter
seu corpo físico: não fique passeando de
um lado para outro, torcendo as mãos
esmurrando a mesa.
Não!
Sente-se e esforce-se por ficar imóvel
alguns minutos.
Verá como conseguirá grande parte de
sua serenidade...
Mantenha-se calmo, o mais possível, e o
problema se resolverá por si.
  Carlos Torres Pastorino



Sempre visar a completa harmonia de pensamento, palavra e ação. Sempre visam purificar os seus pensamentos e tudo ficará bem.Na atitude do silêncio a alma encontra o caminho em uma luz mais clara, eo que é ilusório e enganoso resolve-se em clareza cristalina. Nossa vida é uma longa e árdua busca da Verdade.
Mahatma Ghandi


Que a cada manhã a sua coragem acorde bem juntinho de você, sorria pra você, e o convide para viverem uma história toda nova, apesar do cenário aparentemente costumeiro. Que tenha saúde no corpo, saúde na alma, saúde à beça.
Salmo 30:5b " O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer"
Jesus quer brilhar em nossas vidas como o grande amanhecer, mas as atitudes e comportamentos fazem muitos permanecerem na noite sem jamais experimentar a luz de um lindo amanhecer.
 

Escreva no seu espelho:
"Sou demais para chorar ou sofrer por alguém que é tão pouco para mim."

Você é a menina dos olhos de Deus, e ELE quer o melhor para você!
Você é uma verdadeira princesa


"Eu amo os que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros."
Provérbios 8:17-21




Senhor, perdoa-me quando eu deveria orar e não orei, perdoa-me quando deveria pedir perdão e não pedi, perdoa-me quando eu deveria me arrepender e não me arrependi, perdoa-me quando eu deveria Te adorar e não O adorei, perdoa-me quando eu deveria agradecer e não agradeci, perdoa-me quando eu deveria te buscar mais e não busquei, perdoa-me pelas vezes em que coloquei o Senhor em segundo plano e tentei fazer as coisas do meu jeito. Pai, ensina-me a ser quem Tu queres que eu seja. Amém

Este mundo está repleto de magia e energia por toda parte. Sendo repleto de energia e de magia, assim também o Amor está em toda parte. Fluindo. Viajando em ondas cósmicas pelo universo e invadindo nossos corações a todo momento.
Em tempos remotos eram as cartas, hoje, a net mostra como pessoas em realidades tão distantes, tão afastadas uma da outra podem sentir e fazer fluir essa energia que é o Amor. E não é preciso toque, não é preciso voz, não é preciso nem mesmo saber como a pessoa é. Basta que ela esteja ali, naquele momento, pensando em você. Apenas em pensamento é possível fazer muitas coisas.

Augusto Cury


Deus é o melhor alimento e o que melhor sacia a sede. O melhor sentimento que alguém pode sentir e a melhor sensação que alguém pode ter. Deus é o gosto preferido, o cheiro mais suave, o gesto mais bonito; O amigo mais perfeito, a melhor música para se ouvir, o melhor ritmo para dançar e a melhor canção de ninar para dormir. Deus é o antes, o agora e o depois. O ontem, o hoje e o amanhã. O passado,o presente e o futuro. A melhor coisa que um ser humano pode ter e o melhor motivo para existir.
 

Mensagens de paz.

NÃO tenha medo!
Medo de quê?
Nossa vida é eterna, que é nossa alma,
não morre nunca.
A vida continua eternamente.
Procure sentir Deus palpitando dentro de
si, na vida que pulsa em seu coração, nos
pensamentos que povoam seu cérebro.
Não tenha medo, porque Deus está permanentemente
dentro de você.
Siga seu caminho confiante e sereno, e
descobrirá Deus em tudo.


Livro : Minutos de Sabedoria
Autor : Carlos Torres Pastorino



Aproveite bem seu dia...






Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos..
Não te deixes vencer pelo desalento
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo.
Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosaNos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em

protagonistas de nossa própria história. obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
Valorize a beleza das coisas simples, se pode fazer poesia bela, sobre as pequenas coisas.
Não atraiçoes tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.

Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda a diante.
Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permitas que a vida se passe sem teres vivido...


Walt Whitman



"Eu precisei percorrer muito caminho para entender que um dos maiores tesouros da vida humana, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber expressá-lo. E que boa parte das confusões, das discórdias, das invejas, das doenças, das armadilhas, surge da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde ele está."

Ana Jácomo
Lembra-te de que um sorriso de confiança, uma prece de ternura, uma frase de bom ânimo, um gesto de solidariedade e um minuto de paz não têm preço na Terra.

Emmanuel


Quando um fruto está em fase de crescimento, ele tem que permanecer grudado à árvore para receber todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento. Mas, quando amadurece, ele se desprende e fica pronto para o consumo. O mesmo acontece com o ser humano: se ele tem muito apego às coisas ou às pessoas, ele se parece com um fruto verde. Ele tem um desejo profundo de continuar preso a falsos suportes como forma de segurança para o seu equilíbrio emocional. Só que esse apego exagerado gera dependência! Portanto, o desapego é a chave para abrir a consciência positiva através da maturidade. Solte-se de sua árvore!


Brahma Kumaris


Um sol ilumina-o por dentro- Lourival Lopes

"Queima os seus pensamentos de medo, revolta, orgulho, vaidade. Assenta a alegria, a compreensão, a paz e a fraternidade.
De amor fortíssimo, seus raios vivificam as células,
o coração e dinamizam o cérebro. Produzem a inefável sensação que transforma, retempera e aperfeiçoa.
É Deus presente.
Descobrir esse sol íntimo é encontrar o meio mais fácil de iluminar a vida."

Lourival Lopes In Sementes de Felicidade

O valor das pequenas coisas...

Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos, e verás como tudo fala, como tudo se comunica contigo.
Em cada indelicadeza, perco um pouco aqueles que me amam.
Em cada desatenção, não sou nem educado e nem cristão.
Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado.
Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo
Em cada perdão que eu negue, vai um pedaço do meu egoísmo.
Em cada ressentimento, revelo meu amor-próprio ferido.
Em cada palavra áspera que digo, perdi alguns pontos no céu.
Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho.
Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste.
Em cada oração que não faço, eu peco.
Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho se aflora.
Em cada fofoca que faço, peco contra o silêncio.
Em cada pranto que enxugo, torno alguém mais feliz.
Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida.
Em cada sorriso que espalho, planto alguma esperança.
Em cada espinho que finco, machuco algum coração.
Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão.
Em cada rosa que oferto, os anjos dizem: Amém!
Somos todos, anjos com uma asa só. E só podemos voar quando abraçados uns aos outros.

Fonte- Arcadoconhecimento
 


 Ame seu inimigo


"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame seu próximo e odeie seu inimigo.' Eu, porém, lhes digo: amem seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam, façam o bem àqueles que os odeiam e orem por aqueles que rancorosamente os usam e os perseguem. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu: porque ele faz o sol nascer sobre os maus e os bons, e a chuva cair sobre os justos e os injustos."
Muitas pessoas rezam a Deus porque querem que Ele satisfaça algumas de suas necessidades. Se elas querem fazer um piquenique, pedem a Deus que lhes dê um dia claro e ensolarado. Ao mesmo tempo, os agricultores poderão estar rezando para pedir chuva. Se o tempo ficar bom, as pessoas que querem fazer o piquenique dirão: "Deus está do nosso lado; Ele atendeu às nossas preces." Mas, se chove, os fazendeiros dirão que Deus ouviu as preces deles. É dessa maneira que costumamos rezar.

Quando você reza apenas pelo seu piquenique, e não pelos fazendeiros que precisam de chuva, está fazendo o oposto do que Jesus ensinou. Jesus disse: "Amem seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam." Se você examinar profundamente sua raiva, perceberá que o indivíduo que você chama de inimigo também está sofrendo. Tão logo você compreende esse fato, a capacidade de aceitar e ter compaixão por essa pessoa passa a estar presente. Jesus chamou essa atitude de "amar seu inimigo". Quando você é capaz de amar seu inimigo, ele deixa de ser seu inimigo. A idéia de "inimigo" desaparece e é substituída pela noção de alguém que está sofrendo e precisa de compaixão.
Fazer isso às vezes é mais fácil do que você poderia imaginar, mas é preciso praticar. Ler a Bíblia sem praticar não é muito proveitoso. No budismo, praticar os ensinamentos de Buda é a forma mais elevada de prece.
O Buda disse: "Se alguém estiver numa margem e quiser ir para a outra, terá de usar um barco ou atravessar o rio a nado. Ele não pode simplesmente rezar: 'Oh, outra margem, por favor venha até aqui para que eu possa caminhar sobre você!'" Para um budista, rezar sem praticar não implica a verdadeira prece.
Na América Latina, os teólogos da libertação falam da preferência ou "opção" de Deus pelos pobres, pelos oprimidos e pelos marginalizados. Mas não acho que Deus queira que tomemos partido, mesmo que seja o
dos pobres. Os ricos também sofrem, em muitos casos mais do que os pobres! Eles podem ter riquezas materiais, mas muitos são espiritualmente pobres e sofrem bastante.
Conheci pessoas ricas e famosas que acabaram cometendo suicídio. Estou certo de que aqueles que possuem um elevado grau de entendimento serão capazes de enxergar o sofrimento tanto dos pobres quanto dos ricos.
Deus abraça tanto os ricos quanto os pobres, e ele quer que eles se compreendam uns aos outros, que compartilhem uns com os outros seu sofrimento e sua felicidade e que trabalhem juntos pela paz e pela
justiça social. Não precisamos tomar partido. Quando o fazemos, interpretamos erroneamente a vontade de
Deus. Sei que algumas pessoas poderão usar estas palavras para prolongar a injustiça social, mas isso será abusar do que estou dizendo. Temos de descobrir as verdadeiras causas da injustiça social e, quando
descobrirmos, não condenaremos certo tipo de pessoas. Perguntaremos: por que a situação dessas pessoas permaneceu assim? Todos temos o poder do amor e do entendimento. Estas são nossas melhores armas. Qualquer resposta dualista ou qualquer reação motivada pela raiva só tornará pior a situação.
Quando nos acostumamos a examinar as questões em profundidade, temos o insight do que devemos e não devemos fazer para que a situação mude. Tudo depende da nossa maneira de ver as coisas. A existência do sofrimento é a Primeira Nobre Verdade ensinada pelo Buda, e as causas do sofrimento são a segunda. Quando examinamos profundamente a Primeira Verdade, descobrimos a segunda. Depois de enxergarmos a Segunda Verdade, veremos a seguinte, que é o caminho da libertação. Tudo depende de compreendermos toda a situação.
Uma vez que o façamos, nosso estilo de vida se modificará de acordo com isso e nossas ações jamais ajudarão os opressores a fortalecer sua posição. Examinar profundamente uma questão não significa ser inativo. Nós nos tornamos muito ativos com nosso entendimento. Não violência não significa não-ação. Não-violência significa agir com amor e compaixão.
Antes de o monge vietnamita Thich Quang Duc queimar se vivo em 1963, ele meditou durante várias semanas e depois escreveu cartas muito carinhosas para seu governo, sua igreja e seus colegas monges e monjas explicando por que ele havia tomado aquela decisão. Quando somos motivados pelo amor e pela disposição de ajudar outras pessoas a alcançar o entendimento, até o auto-sacrifício pode ser um ato de compaixão. Quando Jesus se permitiu ser crucificado, Ele estava agindo da mesma maneira, motivado pelo desejo de despertar as pessoas, de restaurar o entendimento e a compaixão e de salvar as pessoas.
Quando estamos motivados pela raiva ou discriminação, mesmo que ajamos exatamente da mesma maneira, estaremos fazendo o oposto. Quando lemos as cartas de Thich Quang Duc, percebemos com extrema clareza que ele não estava motivado pelo desejo de se opor ou de destruir, e sim pelo desejo de se comunicar. Quando estamos presos numa guerra na qual as grandes potências possuem armas enormes e o controle total dos meios de comunicação, temos de fazer algo realmente extraordinário para nos fazermos ouvir.
Sem termos acesso ao rádio, à televisão ou à imprensa, precisamos criar novas maneiras de ajudar o mundo a compreender a situação em que estamos. O auto-sacrifício pode ser uma dessas maneiras. Se o fizermos por amor, estaremos agindo de um modo bastante semelhante ao de Jesus na cruz e de Gandhi na Índia. Gandhi jejuou não com raiva, e sim com compaixão; não somente por seus compatriotas, mas também pelos ingleses. Esses grandes homens sabiam que é a verdade o que nos liberta, e fizeram todo o possível para tornar a verdade conhecida.
As práticas budista e cristã são as mesmas - tornar a verdade conhecida, a verdade sobre nós mesmos,
sobre nossos irmãos, sobre nossa situação. Esta é a tarefa dos escritores, dos pregadores, dos meios de comunicação e também dos praticantes. Praticamos diariamente examinando profundamente a nós mesmos e a situação dos nossos irmãos.
Se praticamos sem ter consciência de que o mundo está sofrendo, de que crianças estão morrendo de fome, de que a injustiça social reina em toda parte, não estamos exercendo a prática da mente alerta. Estamos apenas tentando escapar. Mas a raiva não é suficiente. Jesus disse que devemos amar nosso inimigo.
"Pai, perdoai-os, porque eles não sabem o que fazem." Este ensinamento nos ajuda a saber como olhar para o indivíduo que julgamos ser a causa do nosso sofrimento. Se nos acostumarmos a examinar profundamente a situação e o que fez com que ele se tornasse o que é agora, e se nos visualizarmos nascendo na condição dele, talvez possamos perceber que poderíamos nos ter tornado exatamente como ele.
Quando fazemos isso, a compaixão surge naturalmente em nós, e compreendemos que a outra pessoa deve ser ajudada, e não punida. Nesse momento, nossa raiva se transforma na energia da compaixão. De repente, aquele a quem vínhamos chamando de inimigo torna-se nosso irmão. Este é o verdadeiro ensinamento de Jesus. Examinar profundamente uma questão é uma das maneiras mais eficazes de transformar nossa raiva, nossos preconceitos e nossa discriminação. Praticamos não apenas como indivíduos, mas também como grupo.
No budismo, falamos da salvação através do entendimento. Percebemos que é a falta de compreensão que gera o sofrimento. O entendimento é o poder capaz de nos libertar. É a chave que pode abrir a porta da prisão do sofrimento. Se não praticarmos o entendimento, não estaremos aproveitando o mais poderoso instrumento para libertar a nós mesmos e outros seres humanos do sofrimento.
O verdadeiro amor só é possível com o verdadeiro entendimento. A meditação budista - parar, acalmar-se e examinar profundamente - visa nos ajudar a compreender melhor as coisas. Em cada um de nós existe uma semente do entendimento. Essa semente é Deus. Ela também é o Buda. Se você duvidar da existência dessa semente, estará duvidando de Deus e de Buda.
Quando Gandhi disse que o amor é a força libertadora, ele quis dizer que temos de amar nosso inimigo. Mesmo que nosso inimigo seja cruel, mesmo que esteja nos oprimindo, semeando o terror e a injustiça, temos de amá-lo. Esta é a mensagem de Jesus. Mas como podemos amar nosso inimigo? Existe apenas uma maneira compreendê-lo. Temos de entender por que ele é como é, como veio a ser assim, por que não vê as coisas do modo como nós vemos. Compreender uma pessoa nos confere o poder de amá-la e aceitá-la. E, no momento em que nós a amamos e aceitamos, ela deixa de ser nossa inimiga. É impossível "amar nosso inimigo" porque, no momento em que passamos a amá-lo, ele deixa de ser nosso inimigo.
Para amá-lo, precisamos praticar o exame profundo a fim de compreendê-lo. Se o fizermos, nós o aceitaremos, amaremos e também aceitaremos e amaremos a nós mesmos. Na qualidade de budistas e cristãos, não podemos pôr em dúvida que o entendimento é o componente mais importante da transformação. Se conversamos um com o outro, se estabelecemos um diálogo, é porque acreditamos que existe uma possibilidade de compreender melhor a outra pessoa. Quando entendemos outra pessoa, nós nos compreendemos melhor. E, quando nos compreendemos melhor, passamos a entender também melhor a outra pessoa.
"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido." Todo o mundo comete erros. Se formos observadores, perceberemos que algumas das nossas ações no passado fizeram outras pessoas sofrer, e algumas ações de outras pessoas nos fizeram sofrer. Queremos ser magnânimos. Queremos recomeçar. "Você, meu irmão ou irmã, foi injusto comigo no passado. Compreendo agora que isso aconteceu porque você estava sofrendo e não viu claramente o que estava acontecendo. Não sinto mais raiva de você."
Você não pode se obrigar a perdoar. Somente quando entender o que aconteceu é que poderá sentir
compaixão pela outra pessoa e perdoá-la. Esse tipo de perdão é fruto da consciência. Quando somos atentos, conseguimos perceber as inúmeras causas que levaram outra pessoa a nos fazer sofrer, e, quando enxergamos isso, o perdão e a libertação surgem naturalmente. É sempre proveitoso pôr em prática os ensinamentos de Jesus e do Buda.
(Do livro “Vivendo Buda, vivendo Cristo” – Thich Nhat Hanh)
"Que eu possa respeitar opiniões diferentes da minha. Que eu possa me desculpar antes do ódio. Que eu possa escrever cartas de amor de repente. Que eu possa viajar para adorar a distância. Que eu possa voltar para dizer o que não tive coragem. Que eu pense em meu amor ao atravessar a rua. Que eu pense na rua ao atravessar o amor. Que eu dê conselhos sem condenar. Que eu possa tomar banho de cachoeira. Que eu seja a vontade de rir. Que eu possa chorar ao assistir filmes. Que eu não seduza para confundir. Que eu seduza para iluminar. Que eu não sacrifique a confiança pela covardia. Que eu tenha dúvidas, melhor do que certezas e falir com elas. Que eu faça amizades falando do tempo. Que eu possa amar mais sem contar as horas. Que eu use somente as palavras que tenham sentido. Que eu prove a comida nas panelas. Que transforme a raiva em vontade de me entender. Que eu possa soltar os vaga-lumes que prendi em potes. Que eu me lembre de ser feliz enquanto ainda estou vivo."

Fabrício Carpinejar


"Eu precisei percorrer muito caminho para entender que um dos maiores tesouros da vida humana, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber expressá-lo. E que boa parte das confusões, das discórdias, das invejas, das doenças, das armadilhas, surge da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde ele está."

Ana Jácomo



Perdas..

Efetivamente, em algumas ocasiões, teremos sofrido prejuízos grandes, por determinação de ocorrências ou pessoas.
Convém perguntar, porém, quantas vezes fomos furtados por nós mesmos, através do nosso hábito de adiar.
Diante do bem por fazer, quantas vezes teremos dito:
“Será melhor amanhã?”

Alguém feriu a você?
Alguém lhe dilapidou patrimônios ou direitos adquiridos?
Não se irrite.
Concentre as energias de que dispõe na reconstrução dos próprios recursos e observará o refazimento, em mais alto nível, de todos os bens que lhe parecem perdidos.
Deus trabalha no íntimo da vida.
Em silêncio.
Em paz.

Observe: a árvore que passou pela poda é aquela que oferece mais frutos.

(De “Endereços da Paz”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz)


Aprendizado do AMOR- Ana Jácomo

"Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e, seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nosso jeito, um passo de cada vez."

Felicidade e paz - Dalai Lama

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos.
Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada.
Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade.

Felicidade significa paz de espírito.

“O que revela a nossa força não é sermos imbatíveis, incansáveis, invulneráveis. É a coragem de avançar, ainda que com medo. É a vontade de viver, mesmo que já tenhamos morrido um pouco ou muito, aqui e ali, pelo caminho. É a intenção de não desistirmos de nós mesmos, por maior que às vezes seja a tentação. São os gestos de gentileza e ternura que somente os fortes conseguem ter”

Ana Jácomo
Desperte pra vida!

"Faça a sua parte, desperte, lute!
Caiu? levante!
escorregou? apoie-se!
errou? peça perdão e recomece.
chorou? limpe o rosto e prossiga!
doeu? assopre e siga!
tá sem rumo? Compre um guia.
Amou? que bom, aprendeu o valor do amor.
Não deu certo? comece de novo.
É este o dia certo, para a pessoa certa, na hora certa:
você é a pessoa certa, na hora certa, no dia certo.
O resto é confusão mental.
Por favor, queira ser feliz e lute por esse direito,
a vitória só depende de você, não aceite migalhas!"
  

O sol da terra - Letícia Thompson

Todas as manhãs Deus nos dá a oportunidade de recomeçar alguma coisa. É por isso que dizem que nada como uma boa noite para colocar as idéias no lugar.
E não nos levantamos com o pé direito ou esquerdo, nos levantamos com os dois e carregando o mesmo corpo que no dia anterior, talvez até os mesmos problemas não resolvidos. Mas tivemos essas importantes horas de descanso para recuperar as forças e energias para continuar o caminho.

Podemos decidir então que nada estragará nosso dia e que daremos a oportunidade para que as soluções cheguem. É evidente que um coração alegre e esperançoso terá mais vitórias que aquele que deixa afogar pelas tristezas suas ou alheias.
A pessoa mal-humorada pode acordar com o mais lindo raio de sol invadindo a janela que ela ainda vai encontrar algum motivo para criticar e saciar sua insatisfação, como se ela tivesse a necessidade de
encontrar algo negativo para continuar tendo razão. Inversamente, aquele que carrega consigo a paz interior
  e o desejo de ser feliz verá flores até nos desertos mais ermos. E ele as colherá, com certeza!
Não penso que seja simplesmente uma questão de pensar positivo, mas de cultivar dentro de si as coisas boas, a paz, o desejo de ser uma pessoa melhor na qual outros possam se espelhar. É plantar a semente da
serenidade na terra do coração e deixar que ela floresça e enfeite a vida.
Viver bem é uma questão de escolha. A fé nos sustenta. A esperança nos mantém vivos e o amor nos torna diferentes aos olhos do mundo.
Pouco importa se chove ou se faz sol, o dia fica estragado quando decidimos que assim será. Somos, nos passos de Cristo, o sal que tempera a terra e a luz que ilumina o mundo.
Podemos dar sabor, cor e vida, deixando atrás de nós a semente do bem e passos que conduzem ao céu.

Letícia Thompson


"Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho... Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia."

Paramahansa Yogananda

"Não tema a difamação exterior. Tema seus próprios pensamentos, pois somente eles podem penetrar em sua essência e destruí-la. Alguém pode rasgar-lhe a pele sem que você permita, mas jamais poderá invadir sua mente se você não permitir.

Augusto Cury In Vendedor de Sonhos

"A nossa vida é um presente, um presente imensamente valioso. Podemos compreender isso ou não, mas ela é um presente infinito. Pense na vida como um presente e então tomará mais cuidado com a sua vida. Você começará a amar a sua vida. Então, não a desperdiçará. Ela é preciosa.... cada momento é imensamente precioso e, uma vez que ele se foi, não volta mais."

Osho
 

"Pois perdão, longe de ser um
sentimento na alma,
é um jeito de pôr um fim
às armadilhas do passado...
O passado é sempre uma gaiola.
É preciso esquecer para
desatar os nós que, no passado,
amarramos para toda a eternidade.
Grande perdão, grande esquecimento:
Podemos voar de novo, livres..."

Rubem Alves



Deus é especialista em curar corações machucados. Pare de lamentar o que você não teve. Seja como o rio, que quando alguém coloca alguma barreira nele, ele não deixa de crescer, mas fica mais profundo.

P. Fábio de Melo


Aceitar a vida - Osho

Se você aceita a si mesmo, esse é o começo da aceitação de tudo. Se rejeita a si mesmo, você está basicamente rejeitando o universo; se rejeita a si mesmo, você está rejeitando a vida.

Se aceita a si mesmo, você aceitou a vida; então não há nada mais a fazer além de sentir prazer, celebrar. Não há do que se queixar, não há ressentimentos; você se sente grato.

Então a vida é boa e a morte é boa; então a alegria é boa e a tristeza é boa; então, estar com a pessoa amada é bom e estar sozinho é bom.
Então, tudo o que acontece é bom, porque acontece a partir do todo.


Osho, em "Intimidade - Como Confiar Em Si Mesmo e Nos Outros
.















Mensageira de paz.

Conte comigo - Allan Kardec
Conte comigo, mesmo sem contar a mim tanta coisa que lhe pesa no coração, que lhe amargura e resseca o fundo d'alma.
Conte, nas horas mais abandonadas da vida, quando o olhar, vagando em derredor, só divisar deserto.
Conte comigo, mesmo sem vontade de contar com ninguém ou certo de que não vale a pena contar com mais ninguém, nesta vida.
Conte comigo, devagarinho, deixando que a boa vontade vá dizendo, sem nada forçar, à medida em que acreditar.
Conte, durante as agonias, que, de um tempo para cá, não deixam em paz seu cansado coração, pois o bom da vida consiste em encontrar um amigo.
Conte, nas horas inesperadas, quando as tempestades despregam repentinas e tombam por cima da sua cabeça triste.
Conte comigo, para re-aprender a cantar, durante a vida, e a viver de serenas e pequeninas felicidades.
Conte comigo, para eu ajudá-lo a ter rosto bom e quieto, ao menos na presença dos filhinhos menores, que vivem dos rostos abertos.
Conte, para auxiliá-lo no amargo carregamento da cruz.
Conte comigo, para ficar sabendo, de experiência, que há na vida muita coisa linda, coisa escondida, prêmio de quem se venceu na dor.
Conte, para triunfar, no ritmo vagaroso do dever, na cadência da paz diária, aprendendo a teimar com as teimas da vida madrasta.
Conte, que são largos os caminhos da vida, esperando os passos duplos de dois amigos que vão, na direção da conversa.
Conte comigo, para saber olhar ao alto, buscando a face de um Pai.
Conte, mesmo para não se entregar aos desânimos e desencantos, de quem anda cheia da vida, do começo ao fim.
Conte comigo, que venceremos juntos, anjo da guarda com seu pupilo.
Conte, que a vida tem ser bela, criando nós as belezas, de dentro para fora, obrigação do coração, missão da Fé.
Conte comigo, conte sempre, teimando com você mesmo, que não quer saber de mais nada, ofendido que foi, descrente que anda.
Conte quando, olhando para a frente, não sente vontade de andar; olhando para trás, tem medo do caminho que andou.
Conte comigo, para que tenha valor e beleza cada passo seu, cada dia da vida, cada hora dentro de cada dia.
Conte, conte mesmo, sabendo que Deus me deu a missão de fazer companhia aos desacompanhados corações dos homens.

 “O que revela a nossa força não é sermos imbatíveis, incansáveis, invulneráveis. É a coragem de avançar, ainda que com medo. É a vontade de viver, mesmo que já tenhamos morrido um pouco ou muito, aqui e ali, pelo caminho. É a intenção de não desistirmos de nós mesmos, por maior que às vezes seja a tentação. São os gestos de gentileza e ternura que somente os fortes conseguem ter”

Ana Jácomo


 A pedra

"O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!"


Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida,não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual.
Quanto a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual. 


 "Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito.
Faça a sua parte, se doe sem medo.
O que importa mesmo é o que você é...
Mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Não julgue para não ser julgado...
Um covarde é incapaz de demonstrar amor, isso é privilégio dos corajosos.“

Mahatma Ghandi


 
"Seja qual for o caminho que optarmos seguir, haverá altos e baixos. E isso é tudo. Se fizermos uma auditoria em nossas vidas, em algum momento questionaremos: “e se eu tivesse feito diferente?”. O diferente teria sido melhor e teria sido pior. Então o jeito é curtir nossas escolhas e abandoná-las quando for preciso, mexer e remexer na nossa trajetória, alegrar-se e sofrer, acreditar e descrer, que lá adiante tudo se justificará, tudo dará certo."

Martha Medeiros


 "Em minhas preces de todo dia, sempre peço coragem e paciência. Coragem para continuar superando as dificuldades do caminho naqueles que não me compreendem. E paciência, para não me entregar ao desânimo diante das minhas fraquezas."

Chico Xavier


 A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. Eu gostaria que na correria da época atual a gente pudesse se permitir, criar, uma pequena ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada.

(Lya Luft)


 Sê sábio, investindo no futuro.
O que ora te acontece,
resulta do passado que não podes remediar.
Mas, aquilo que irá suceder,
depende do que realizes a partir de hoje.
Enquanto recolhes efeitos de ações passadas,
estás atuando para conseqüências futuras.
Conforme semeares, assim colherás.
A tua fatalidade é o bem.
Como atingi-lo, será opção tua,
mediante ação rápida
ou retardada e contra-marchas.
Ninguém está fadado ao sofrimento.
Este é o resultado da escolha errada.
Investe no amanhã e serás feliz hoje.


Fé e vida
Por mais que sofras, guarda a fé em Deus e segue adiante, no caminho que a vida te deu a trilhar. A própria Natureza é um livro de confiança na Providência Divina. O Sol continua brilhando. Não percas o otimismo. O trabalho é uma benção. Age construindo. Quem serve aos outros, semeia paz e alegria para si mesmo. Não lastimes o inevitável. Se erraste, recomeça a empreitada de ação na qual te comprometeste. Não te lamentes, nem reclames. Não creias em vitória do Bem, sem árduos problemas a resolver.

Aconselha-te com a paciência em qualquer dificuldade. Convence-te de que a dor é sempre renovação para o bem. Evita os assuntos infelizes. Fala, auxiliando em favor da tranqüilidade e da elevação. Aprende simplicidade, para que não te vergues ao peso de bagagens inúteis.
Perdoa sempre. Auxilia aos outros, sem a preocupação de receber o amparo alheio. Tudo aquilo que fizermos agora, será aquilo que recolheremos depois.Ninguém conquista o prêmio do aprimoramento no transcurso de apenas um dia. Não reclames dos companheiros ainda inadaptados a entender o amor Infinito do Cristo, quando estão aprendendo a caminhar.

Emmanuel
 

"Continuo amando a DEUS,
mesmo quando os "milagres" que eu imploro não acontecem.
Continuo acreditando em DEUS,
mesmo quando os pedidos que faço em minhas orações não são atendidos.
Pois os milagres que imploro, e os pedidos que faço,se baseiam em minha vontade,
...Ver mais
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

OS REINOS ESPIRITUAIS


Os Reinos Espirituais incluem muitos seres que fazem parte da criação de Deus, alguns dos quais passaram pelo ciclo evolutivo da Terra e alguns dos quais foram criados à parte deste padrão evolutivo. Estes seres trabalham juntos para servir aos propósitos de Deus, em harmonia com a mente Divina, ajudando a promover os propósitos da Criação em todo o universo manifestado.
Esta participação na Criação não pertence apenas ao reino físico do ser, mas a todos os reinos do ser, tanto físicos quanto não físicos. Quando vocês pensam no universo fisicamente manifestado e no seu tamanho, é fácil acreditar que isto é tudo o que existe. Entretanto, a verdade é que há universos além dos universos, cada um deles uma esfera distinta da vida e um padrão distinto da Criação na mente de Deus. O Universo físico do qual a Terra é uma parte, é apenas um.
Os Reinos da Luz fazem parte da “mão” direita de Deus, vendo que a freqüência vibracional de cada um destes universos é mantida na harmonia apropriada, e que todas as formas que servem à vida por todo o universo, são apoiadas do modo que elas precisam ser. Isto inclui participar do equilíbrio complexo entre aquilo que é um apoio físico para a vida e aquilo que é um apoio não físico para a vida.
Além disto, os Reinos da Luz também oferecem àqueles que buscam, um caminho de avanço, de modo que aqueles que estão no seu caminho em direção à consciência Divina, possam satisfazer este desejo com menos dificuldade do que se eles não estivessem recebendo ajuda.
Finalmente, há o fator de impedir a invasão das forças da escuridão em todos os sistemas planetários e em todos os universos habitados, de ganhar o controle sobre as formas de vida que estão desavisadas sobre os seus motivos e intenções. Este trabalho de impedir a expansão da escuridão e reduzir a esfera de sua influência é tão importante quanto todos os outros, pois é necessário estar em relação com estas forças de forma contínua, pois a sua intenção é perturbar a harmonia predominante de paz e de amor por todo o universo e criar a desunião, o caos e a confusão.
Os Reinos da Luz cuidam da Terra de uma maneira especial e de outros planetas que têm um padrão evolutivo semelhante que envolveu um longo período de tempo gasto na densidade e na consciência de separação. Estes planetas têm uma missão especial para cumprir no interesse de todo o universo. Enquanto o planeta Terra é único em sua missão de trazer o maior grau de separação e trevas para a luz, outros planetas como a Terra que existem, têm também missões semelhantes, embora eles possam não ter o mesmo grau de densidade, nem de separação. Por esta razão, aqueles que são da Luz, zelam especialmente por este sagrados planetas para garantir que enquanto o período de separação e de aprendizagem esteja ocorrendo, as forças das trevas não ganhem uma posição na consciência da humanidade.
É por isto que o momento em que estamos é tão crítico, porque com a expansão da luz, o propósito pelo qual a Terra passou a existir está sendo realizado, enquanto ela retorna à luz, e a intenção das forças das trevas para evitar isto se tornou ainda mais forte. É por esta razão que os seres dos Reinos da Luz pedem a colaboração e a dedicação fiel daqueles que foram tocados de alguma forma pela luz e pelos seus propósitos, de se unirem a eles, mantendo a vibração sagrada da luz e do amor na Terra, em um momento em que as forças da desunião e da destruição estão desenfreadas.
Além disto, há aqueles que se perguntam se os seres dos Reinos da Luz são como os seres humanos em suas emoções ou identidades pessoais. Esta questão é difícil de responder. A personalidade, como a conhecemos, já não mais funciona como o faz no plano da Terra, mas isto não significa que os seres individuais não tenham as qualidades ou as características pessoais  em que eles brilham, e outras que sejam menos proeminentes. Cada ser tem a sua própria e exclusiva contribuição para fazer à refração da luz espiritual que tem muitos raios e muitas qualidades diferentes de consciência – todos derivam da Luz que é Tudo. E, assim, apesar de que haja qualidades e percepções diferentes de um para o outro, não há personalidades como o termo é usado na Terra. Além disto, alguns seres da Luz nunca passaram pela evolução da Terra e foram criados como seres cósmicos – isto é, seres especificamente criados para cumprir propósitos cósmicos, mantendo uma vibração particular em toda a Criação. Estes seres se unem àqueles que passaram pela evolução da Terra, em contínua harmonia e amor, de modo que o seu trabalho em conjunto esteja associado à serviço de toda a galáxia e além desta, a todo o universo.
Há aqueles seres que têm determinados laços estreitos com grupos específicos de indivíduos na Terra que surgiram ou com a escolha de um caminho particular de serviço, ou das vidas anteriores destes seres na Terra. Em ambos os casos, os seres que são chamados Mestres têm estudantes individuais e grupos de estudantes por toda a Terra e em diferentes planetas que podem se beneficiar particularmente da associação com a sua vibração, e há uma estreita comunicação entre o Professor e os seus estudantes, algumas vezes, consciente, mas freqüentemente inconsciente da parte do estudante, até que um determinado nível de progresso seja feito ao longo do caminho da Luz.
O que é importante dizer, para terminar, é que o coração que bate em cada ser dos Reinos da Luz, é um Coração, é o Coração de Deus, e ele mantém a vibração do amor em todos os reinos mais elevados, em que todos os seres da Luz participam e procuram estender para muitos universos criados.

Dedicações incompreendidas são cursos de burilamento íntimo em que podemos aprender a amar sem o culto do egoísmo no qual "sermos amados" costuma ser a nossa preocupação.

André Luiz



A primeira desvantagem da raiva é que ela destrói a sua paz interior.
A segunda é que ela distorce sua visão da realidade.
Se você pensar sobre isso e vir a compreender que a raiva é realmente inútil, que só é realmente destrutiva, você pode começar a se distanciar da raiva.
[Dalai Lama]


 Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite.
Sêneca

Lembra-te de que um sorriso de confiança, uma prece de ternura, uma frase de bom ânimo, um gesto de solidariedade e um
minuto de paz não têm preço na Terra.

Emmanuel

Sucesso significa realizar seus próprios sonhos, cantar sua própria canção, dançar sua própria dança, criar do seu coração e apreciar a jornada, confiando que não importa o que aconteceça, tudo ficará bem. Criar sua própria aventura! "
(Elana Lindquist)
 
 "Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."
(Papa João XXIII)

Algumas pessoas tem amor por você, outras tem raiva.
O que sentem, nem sempre depende do seu comportamento.
As reações delas as vezes são justas, ou injustas, pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são contraditórios, que é impossível satisfaze-los.
Tenha em mente ser apenas, autentico e verdadeiro.

Dalai Lama

"Se todo o ouro do mundo fosse fundido em um cubo sólido, ele seria do tamanho de uma casa de oito aposentos. Se um homem tomasse posse de todo este ouro -- bilhões de dólares em valor -- ele não conseguiria comprar amigos, caráter, paz de espírito, consciência tranqüila, ou senso de eternidade."
(Charles F. Bunning)

E de surpresa em surpresa, o inesperado. E quando o inesperado lhe sorri, como não lhe sorrir de volta?
Camila Custodio
Agradecida a todos que curtiram...compartilharam....comentaram "Encantos da alma"
Estou surpresa pois ainda não completamos 2 meses e mais 15 curtidas na pág chegaremos a 3000 pessoas...Gratidão a todos.